em Tratamentos

Se o cãozinho está menos ativo, hesita em brincar, pular e às vezes até em passear, e demonstra dificuldade para encontrar uma posição confortável para se sentar ou deitar, pode ser que ele esteja com algum problema como a artrite ou a artrose.

A diferença entre essas duas doenças é que na artrite ocorre uma inflamação aguda das articulações e na artrose (também chamada de osteoartrite ou DAD – Doença Articular Degenerativa) a inflamação torna-se mais lenta e crônica, sendo mais comum em animais idosos, principalmente depois dos 10 anos de idade, devido ao desgaste da cartilagem que protege o interior das articulações dos ossos.

Ambas as doenças podem acontecer por conta de doenças autoimunes, fator genético, obesidade, nutrição inadequada ou insuficiente, tombos/traumatismos, ruptura de ligamentos, displasia coxofemoral ou de cotovelo, e exercícios excessivos ou de grande impacto, entre outros motivos. A Artrite pode ainda ter origem bacteriana, reumatoide ou por fungos.

Além dos sintomas que acusam perda de mobilidade, outros sinais como irritabilidade, insônia e falta de apetite também podem indicar presença de artrite e artrose, inclusive, em cães jovens. Especialistas assinalam que algumas raças estão mais predispostas a esses problemas como Rottweiler, Pastor Alemão e Pit Bull. Isso porque são animais mais propensos à displasia coxofemoral.

Cães das raças Yorkshire Terrier, Poodle, Spitz Alemão, Dachshund e Bulldog muitas vezes tendem a desenvolver problemas na coluna vertebral que também podem levar à artrite ou artrose. A estimativa é que cerca de 50% dos cães com essas doenças sejam de porte grande, enquanto os outros 50% sejam de cães de porte médio a pequeno.

Para o diagnóstico de artrite e artrose são usados exames clínicos, de laboratório e imagem. A cura é difícil, mas existem vários tratamentos, inclusive não invasivos, que permitem ao pet conviver bem com a doença por toda a vida, entre eles Laserterapia e Ozonioterapia (que atuam no controle da dor, inflamação e regeneração), Fisioterapia e Acupuntura, todos oferecidos pela Clínica Integrativa Pet de SP.

Confira alguns sintomas mais comuns que podem estar relacionados a artrite e artrose:

Rigidez e dificuldade para se levantar principalmente pela manhã; o animal manca; deixa de brincar e às vezes hesita até em caminhar pequenas distâncias; evita subir escadas e em móveis que antes subia; queixa-se quando tocam suas patas; pode emitir gemidos de dor inclusive quando se coça; perda de apetite; pode demonstrar depressão ou agressividade.

Como preparar a casa para o cachorro que tem artrite ou artrose:

A cama deve ficar no chão e ser bem confortável; os potes de ração e água devem ficar elevados à altura dos ombros do animal para que ele não tenha que se abaixar repetidas vezes; prefira passeios em superfícies mais macias como terra; evite ou controle a obesidade; exercícios devem ser leves e orientados por um profissional; não arrisque massagear áreas afetadas sem orientação veterinária; evite que ele suba escadas e improvise rampas ou objetos que facilitem o acesso dele a certas áreas da casa.

Postagens Recomendadas
Mostrando 2 comentários
  • Rosemary
    Responder

    Sei bem como é doloroso ter artrose… eu tenho no joelho….. e que maravilha também poder amenizar as dores dessa doença nos pets… a medicina veterinária está a cada dia mais benéfica na qualidade de vida dos nossos bichinhos…👍🏼❤️

  • Vera lucia
    Responder

    Que maravilha também nossos bichinhos se beneficiarem com esse tratamento para a artrose, mais um carinho, a todos os nossos bichinhos.

Deixe um Comentário

× Como posso te ajudar?