A acupuntura é uma das principais técnicas utilizadas pelas Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Sua palavra significa em latim: acus: agulha e punctura: colocação. Portanto, como a palavra mesmo sugere, sua técnica consiste na colocação de agulhas em pontos específicos (acupontos) localizados nos diversos meridianos do corpo do animal ou humano.
A MTC entende que todo ser vivo deve ser compreendido com um ser integrado, portanto, não deve ser avaliado em partes, pois os pensamentos, as emoções, o ambiente e a alimentação influenciam no equilíbrio do organismo. Quando ocorre um desequilíbrio em algum fator a doença se instala.
A MTC faz um diagnóstico diferente do médico alopata. Para um acupunturista é importante saber sobre o estado emocional do seu paciente, seu estado físico, o ambiente que ele vive, avaliar seu pulso e sua língua.
O acupunturista busca minuciosamente o que está em desequilíbrio no organismo: qual órgão (Zhang) ou víscera (Fu) está afetado; se há deficiência de Yin ou Yang, de Qi (energia) ou Xue (sangue).
Ao determinar onde se encontra o desequilíbrio energético, o acupunturista não tratará a doença, mas o desequilíbrio que levou a ela.
Hoje em dia, está muito disseminado que a acupuntura trata problemas osteomusculares, pois a inserção de agulhas libera neurotransmissores que levam a analgesia. Entretanto, quando se entende que a acupuntura é algo além da inserção de agulhas, e que seu objetivo é buscar o cerne dos problemas e tratar seus desequilíbrios, compreende-se que, qualquer problema de saúde pode ser tratado pela acupuntura, única ou complementarmente a outras técnicas.
Além da acupuntura, a MTC tem outros métodos de tratamento:
- Moxabustão: técnica que utiliza a queima de um bastão de Artemísia, aplicada sobre determinados pontos a fim de reestabelecer a energia do organismo.
- Dietoterapia: utilização de alimentos de acordo com funções energéticas, visando reequilibrar o organismo.
- Tui Ná: Massagem.
- Auricoloterapia: colocação de adesivos com agulhas, cristais ou sementes na orelha. Essa técnica não é muito utilizada em animais, devido à dificuldade de se manter os adesivos por um longo período.
- Fitoterapia Chinesa: é a utilização de fórmulas magistrais chinesas, compostas de diversas ervas, que visam reequilibrar o organismo.
- Ventosaterapia: Colocação de copos de vidro ou plástico a vácuo, em determinados locais, a fim de melhorar a circulação de sangue local e o fluxo energético.
Na IntegrativaPet seu animal encontrará tratamentos como acupuntura, moxabustão, fitoterapia chinesa, ventosaterapia, entre outras terapias.
Traga seu pet para uma avaliação conosco!